Diario de Campanha de Ptolus
Capítulo 3 -A casa mal assombrada - 2008-03-16
(7 de Rain de 457 AI) Ainda sem notícias de Elias Abanar, o grupo volta à investigar algo que os possa levar ao elfo negro Shilukar. Lurien, conhecida de Samantha, se junta ao grupo. Ela reporta que existe uma recompensa para quem espantar alguns "espíritos" de uma casa no Rivegate District. O grupo vai até lá, e descobre que as assombrações não passam de ilusões toscas de um bando de goblins. O grupo acaba com o problema, mas não descobrem mais nada de importância no local, exceto que o subsolo da casa (que pertencera aos Graysons) tem uma conexão com as masmorras do subsolo de Ptolus.
Eles recebem a recompensa de Fulano, que aparentemente quer ganhar popularidade no distrito. Em seguida, vão falar com Toridan Cran. Ele está em casa com seus capangas Gunn e Collus. A conversa começa com o diplomático Cohn, mas o sorcerer Martin deixa claro aos bandidos que eles querem saber quem quer ver Phlone morta. Por um pequeno pagamento de 100 dragões imperiais, ele revela que o mandante do crime foi Helmut Itlestein, líder do Movimento Republicano. Helmut deixou claro que Toridan deveria subcontratar outros capangas, para que não se chegasse até ele. Aparentemente, Toridan não tem um preço muito alto.
Retornando desse encontro, o grupo é recebido na Ghostly Minestrel pelo clérigo de Ashe Mand Scheben, que convida o grupo a serem recebidos pelos Lords do Shard Castle: Lord Zavere e Lady Rill.
XP: 750
Capítulo 2 - Phlone e o submundo de Ptolus - 2008-02-29
(4 de Rain de 457 AI) O grupo gasta alguns dias se recuperando dos combates, e se prevenindo contra as doenças dos homens rato. Enquanto isso, Brother Fabitor pede a Cohn que proteja Flone, uma jovem que tem sido ameaçada pelos Pale Dogs.
O grupo vai até a taverna barra pesada Onyx Spider, propriedade do filho de Balacazzar.
Seguindo Phlone de seu trabalho em Midtown, o grupo a salva de dois delinqüentes. Interrogando-os junto à guarda da cidade, descobrem uma pista que os levam a um depósito no Guild District. Lá, Sara se faz passar por Phlone, e acabam lutando contra Vagger e o elfo Laucio. Mais uma interrogação depois, e o mandante do crime é Thoridan Cran, um meio-orc não muito famoso de Midtown.
Além disso, cartazes procurando por Shilukar, um dark elf, são espalhados pela cidade. Aparentemente a Casa Abanar está atrás dele por assaltar várias mansões do Noble's Quarters. Em outras notícias, Sarah conhece a história das Espadas de Ptolus, e o grupo conhece o Movimento Republicano. Elias, da Casa Abanar, revela que quando esteve no templo do Deus Rato, viu uma clériga falando em common. Ela parecia humana.
XP: 650
Capítulo 1 - No ninho dos Homens Rato - 2008-02-17
(28 de Wind de 457 AI) Devido aos mais diversos motivos, o paladino de Lothien, Sir Cohn, os gêmeos Ciro e Sarah, a clériga de Sune Samantha, a elfa Siena e o anão Centroll, seguidos de última hora pelo mago aprendiz Martin, resolvem se aventurar pela Undercity, tentando achar homens rato pela recompensa oferecida pela Igreja de Lothien. Reunidos na famosa taverna da Delver's Square Ghostly Minstrel, eles acabam conhecendo Auric, Tirra e Khellek, também aventureiros.
Se preparando para a empreitada, conhecem a Dwelver's Guild, que os contrata para uma missão de recuperação, mais ou menos no mesmo lugar. Lá embaixo, enfrentam o limo e a sujeira dos esgotos, além de um encontro incomum com bandidos. Acham, seguindo o mapa fornecido pela guilda, um esconderijo cheio de homens rato. Numa batalha sangrenta, encontram uma clériga do Deus Rato, seus capangas, e o corpo de um dos aventureiros a serem resgatados, da Casa Abanar.
O grupo retorna, e é curado na Igreja de St. Gustav, pelo Brother Fabitor. Também esperam mais notícias de Elias, o aventureiro da Casa Abanar, ser trazido a vida pela Dwelver's Guild.
XP: 600