Waterdeep

De RPGWiki
Revisão de 07h51min de 19 de setembro de 2006 por AnandDaniel (discussão | contribs) (→‎História)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Waterdeep, a Cidade dos Esplendores, a mais importante e influente comunidade do Norte e, talvez, de toda a Faerûn, é considerada parte das Terras Centrais, mesmo estando a 240 quilômetros ao norte de Daggerford. A estrada para Waterdeep é pavimentada e bem-patrulhada. A região é o centro comercial das ricas civilizações mineradoras dos reinos mercantes de Amn e Calimshan, dos reinos do Mar Interno, e dos reinos marítimos e mercadores do oeste.

As águas de seus portos são bastante profundas e a cidade que cresceu ao seu redor tornou-se o ponto de encontro das civilizações mercantes dos Reinos do norte. Mais de 100 mil pessoas moram em Waterdeep, que se estende, ao norte, ao longo do Monte de Waterdeep, uma grande montanha bastante peculiar. Antigamente, dizia-se que essa elevação já foi o lar de uma civilização de anões e que toda a extensão da montanha é recortada por passagens e túneis, alguns ainda ocupados por criaturas que precedem a fundação da própria cidade.

Uma das razões de Waterdeep ser um lugar tão atrativo para aventureiros é a existência de um enorme complexo subterrâneo, Undermountain, confortavelmente situado próximo a templos e outros locais de repouso.

Geografia

Waterdeep
Metropolis; Oligarchy (Lords of Waterdeep); População: 1,347,840 (132,661 in the city); Limite: 200,000gold; Assets: 900,000,000gold; 64% humanos, 10% dwarves, 10% elves, 5% halfling, 5% half-elves, 3% gnomes, 2% half-orcs

Descrever Fronteiras (geográficas e políticas)

História

A cidade de Waterdeep já foi usada como um ponto comercial para as negociações entre as tribos do norte e mercadores do sul há dois milênios. Faz mil anos que surgiram as primeiras fazendas na região. Waterdeep foi mencionada, não como uma cidade, mas como um aglomerado de feudos, há mais de 400 anos. A comunidade estabeleceu-se como tal apenas em 1032 DR, o ano em que Ahghairon tornou-se o primeiro Lorde de Waterdeep e quando o Cômputo do Norte começou a ser contado.

A região cresceu espetacularmente, tanto que em 1248 DR a Cidade dos Mortos e as guildas já haviam sido restauradas. Os mestres dessas guildas tomaram o controle pouco tempo depois, durante um período de impunidade e conflitos cruéis conhecido como a Guerra das Guildas, que só terminou quando os dois mestres sobreviventes tiveram o seu período de domínio.

Apenas em 1273 DR é que o atual sistema de governo foi instituído. Neste ano estabeleceram-se os Magistérios e os secretos Lordes de Waterdeep. Desde essa época, a cidade tem crescido e prosperado continuamente. Humanos e membros de outras raças vêm de todos os Reinos para comerciar na Cidade dos Esplendores. Ao longo dos anos, esses bem-sucedidos comerciantes instalaram suas próprias guildas, tornando-se parte da nobreza e dando suporte financeiro aos Lordes de Waterdeep. Estes policiam a área, ainda que sutilmente, pois a região também conta com a guarda municipal (soldados), sentinelas urbanos (polícia) e cerca de vinte magistrados, usando mantos negros. Como resultado, Waterdeep abriga diferentes raças, religiões e estilos de vida, o que tem estimulado o comércio, além de tornar a cidade imensa e eclética.

Vida e Sociedade

Os nativos de Waterdeep são uma mistura de diferentes povos. Grande parte deles é recém-chegada de uma ou outra região do mundo, todos com pontos de vista, deuses e atitudes diversos. Como resultado, Waterdeep é aberta às mais diferentes nacionalidades e raças dos Reinos. O seu valor, no entanto, não está na mistura, mas sim nas qualidades de seus habitantes.

O povo de Waterdeep pode ser tão honesto quanto um habitante das Dalelands, tão calculista quanto um sembiano, tão honrado quanto um corminiano, tão independente quanto os povos do oeste ou tão astuto quanto os nativos do Moonsea. Essas qualidades podem, inclusive, serem encontradas em uma única pessoa. Procura, também, ser compreensivo e aberto, apesar de não levar essa conduta a níveis extremos.

Esses nobres, mercadores, aventureiros, comerciantes e imigrantes possuem e seu lugar na sociedade, o que não significa, de forma alguma, que sejam solícitos uns com os outros. Se há algo que Waterdeep nunca foi, é uma sociedade homogênea. Esse nível de tolerância por parte dos nativos da cidade os faz bastante difíceis de se impressionar, seja com invasões de deuses, estátuas que andam ou tapetes voadores. Afinal, eles já viram tudo isso.

Waterdeep tem uma boa variedade de crenças. Havendo um culto a algum deus em qualquer parte de Faerûn, há pelo menos um seguidor, ou mesmo um sacerdote ou dois, ou talvez até um santuário, na Cidade dos Esplendores. No entanto, existem apenas sete grandes templos na comunidade, dedicados a Gond, Lathander, Mystra, Selune, Sune, Tempus e Tymora.

Pessoas de Destaque

Listar NPCs de destaque

Organizações

Incluindo igrejas locais

Referências